Ainda não é cadastrado, Clique Aqui

|  11 4640-2119

Facebook MB Empregos

Dicas

PROCESSOS DE SELEÇÃO

Autoavaliação profissional

Quando se planeja uma carreira, torna-se fundamental se autoavaliar e então desenhar fielmente os passos que desejamos seguir e as metas que pretendemos alcançar, considerando todos os pontos que precisamos melhorar e desenvolver para estas conquistas!

As autoavaliações profissionais nem sempre são valorizadas pelos profissionais e corporações porém deveriam ser comumente utilizadas para a melhoria das performances e desempenho no trabalho.

Nos dias de hoje, compreende-se a autoavaliação como ferramenta importantíssima para que cada profissional possa se avaliar individualmente e contribuir também para uma mais precisa avaliação de sua gestão, quando se esta trabalhando, sobre seu desempenho e condições do seu trabalho.

Baseado em pesquisas recentes, o referido texto apresenta 5 dicas para uma mais completa autoavaliação e um novo meio para que cada um de nós possa acompanhar suas realizações

:

Planeje sua carreira

A autoavaliação não compreende tão somente seu trabalho atual e sim toda sua trajetória profissional. Assim, planeje suas metas, trace seus planos de conquista e degraus que deseja subir na longa jornada profissional. Após este planejamento, divida suas expectativas com sua gestão direta, comentando seus desejos e assim até facilitando orientações para que essas metas tornem-se reais e tangíveis.

Faça a si mesmo as perguntas mais difíceis

Traçar sua carreira ou avaliar suas conquistas não é tarefa fácil, afinal estamos em crescimento e olhar para nós mesmo com um foco mais examinador sempre é mais difícil! Que tal então começar com algumas perguntas diretas, que o auxiliarão no desenho de sua carreira, tais como:

Administre duas deficiências e avalie sempre sua capacitação

No trajeto da autoavaliação, sempre serão apontados “defeitos” ou melhorias em nós, nas quais devemos investir mais e buscar aprimorar sempre. A condição de enxergar estas deficiências não faz de nós “perdedores” ou “derrotados” e sim nos traz novas perspectivas de aprendizado e desenvolvimento, aprendendo com erros e conquistando ainda mais força para evoluir. Invista em aprender sempre afinal cultura e aprendizado são duas conquistas que nunca perderemos!

Documente suas realizações e seja positivo

Da mesma forma que é valido avaliar com carinho nossas deficiências, torna-se fundamental também notificar todas as conquistas e evoluções. Documente e até de forma detalhada, todas seu crescimento profissional, avaliando cada conquista, cada passo de sucesso dado, cada feedback positivo que recebeu e como isso impactou em seus resultados. Desta forma, olhando para os resultados positivos ao longo da trajetória e sendo positivo, podemos ver mais amplamente todas as possibilidades que nos são expostas como também nos serve de reforçador para alcançar ainda mais!

Adote diferentes pontos de vista

Sempre que buscamos avaliar nosso desempenho ou evolução profissional, contamos com opiniões diversas, que nos servirão de base e parâmetro em nossas conquistas. Estes alicerces nos serão apresentados de diversas formas, por diversas pessoas diferentes e para nós é importantíssimo abrir a cabeça e avaliar todos os diferentes pontos de vista e colocações que nos serão apresentadas, principalmente daquelas pessoas que no momento ocupem posições importantes para nós, seja profissional ou pessoalmente. Não descarte opiniões e nem dicas afinal se estamos abertos e dispostos a evoluir também precisamos estar para saber ouvir e filtrar tudo que é importante!

Bom, estas foram algumas dicas para quem busca evoluir e traçar suas metas profissionais com sabedoria e assertividade.

A carreira profissional de sucesso não é um plano distante e sim uma realidade que depende integralmente de nós e do que faremos para acompanha-la, investindo o que é certo no tempo certo!

Boa sorte em sua carreira e não deixe de se auto avaliar sempre!

VEJA TAMBÉM:

Titulo da Dica

A ENTREVISTA DE EMPREGO

Um momento muito importante é o da entrevista. Desde o primeiro contato por telefone, até a espera na sala de entrevista, o profissional já está sendo avaliado

Saiba+
Titulo da Dica

Processos de Seleção

Muitas pessoas perguntam o que acontece entre a entrada de um currículo no sistema da Mb Empregos, ou uma abertura de vaga até a tão esperada entrevista.

Saiba+
Titulo da Dica

Como elaborar um bom currículo?

Quem nunca ficou em dúvida na hora de elaborar um currículo ao buscar uma oportunidade no mercado de trabalho?

Saiba+